As informações deste registro é histórico gerado em 17/09/2020 ás 17:16:03.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri

Museu Orgânico - Museu Casa de Antonio Jeremias Pereira

A residência de Antonio Jeremias, homem responsável pela emancipação política do munícipio de Nova Olinda, Antônio Jeremias Pereira, foi aberta à visitação após restauração, em abril de 2017. lugar, palco do movimento emancipatório, hoje abriga fotos, documentos, utensílios pessoais e mobiliários domésticos que fizeram parte da história da família.

Acessibilidade: Não

Acessibilidade física: Não possui

Horário de funcionamento: 09h as 11h 14h as 17h Confirmação sob agendamento 88 994508771

Site: https://cmantoniojeremias.wixsite.com/museucasa

Email: cmantoniojeremias@gmail.com

Telefone Público: (88) 99866-0002

Endereço: Nova Olinda, 291 , Centro, 63165-000, Nova Olinda, CE

CEP: 63165-000

Logradouro: Nova Olinda

Número: 291

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Nova Olinda

Estado: CE

Descrição

Com sua restauração em 2017, a Casa de Antônio Jeremias Pereira é transformada em casa museu, para resgatar a memória política do município de Nova Olinda, tendo como ícone o seu criador .

A coleção de referencia resgatada, classifica uma reserva técnica e expõe fotos, documentos, utensílios pessoais e mobiliário domésticos, que fizeram parte da história de Antônio Jeremias Pereira e família. Seu acervo é distribuído em três salas: Corredor, Sala de Visita e Sala de Jantar. No corredor é exposto o acervo referente a história da família Jeremias Pereira. Na Sala de Visita a história política do município e a Sala de Jantar reúne utensílios, documentos e o mobiliário antigo que compunha a casa originalmente.

Construída no ano de 1955, para comemorar as bodas de prata do casal Antonio Jeremias Pereira e Ana Pereira Lima.

Em 1981, por passagem das bodas de ouro, teve sua reforma e ampliação com a compra da casa vizinha para a construção do jardim interno e a garagem com extensão da fachada frontal.

Foi construída pelo mestre de obras Eurides Alves Feitosa e seu piso de ladrilho hidráulico, confeccionando na Fabrica santa Maria na cidade de Crato.

A Casa foi palco do movimento de emancipação política de Nova Olinda e nela foram tomadas as decisões que definiram os rumos desenvolvimentista do município até os dias de hoje.






Publicado por

Fabiana Barbosa

Produtora Cultural, Oficineira e Assistente Social. Possui especialidades em Arqueologia Social Inclusiva e Gestão Cultural Contemporânea.