As informações deste registro é histórico gerado em 24/04/2018 ás 11:37:24.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

Biblioteca do Museu da República

Especializada em história do Brasil, período republicano, possui também obras de Ciências Sociais, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Educação, Arte e Arquitetura etc, assim como informação sobre a memória institucional do Museu da República.

Horário de funcionamento: As consultas ao acervo podem ser realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, entre 13h30 e 17h30, mediante agendamento prévio, com informações sobre a pesquisa, pelo e-mail [email protected] e com um mínimo de 48h de antecedência. A pesquisa ao banco de dados é local e realizada por bibliotecárias.

Site: http://museudarepublica.museus.gov.br/biblioteca/

Email: [email protected]

Telefone Público: (21) 2127-0339

Endereço: Rua do Catete, 153, Catete Prédio Anexo, 3º andar, Catete, 22220-000, Rio de Janeiro, RJ

CEP: 22220-000

Logradouro: Rua do Catete

Número: 153

Complemento: Catete Prédio Anexo, 3º andar

Bairro: Catete

Município: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Descrição

Em 1983, o Museu da República se desvinculou do Museu Histórico Nacional, teve o seu primeiro regimento interno aprovado e a Biblioteca passou a fazer parte da Divisão de Documentação e Pesquisa. Entre 1986 e 1988, como parte de uma reestruturação administrativa, teve o seu acervo atualizado, por meio de um convênio com o CNPq, com a aquisição de obras de referência, história, literatura e artes.
Na década de 1990, foi transferida do térreo para o terceiro andar do prédio anexo, seu acervo foi automatizado e publicou três bibliografias: Igreja Positivista do Brasil, Cidade do Rio de Janeiro e Acervo Vargas.
A partir de 2010, a Biblioteca iniciou um trabalho de reavaliação de seus processos de seleção, aquisição, organização, preservação do acervo e atendimento ao público, para encontrar a melhor maneira de colocar à disposição dos pesquisadores, internos e externos, a informação armazenada ao longo de sua história.
A Biblioteca do MR possui em seu acervo livros, folhetos, revistas, jornais, CDs e DVDs.

Critérios de uso do espaço

A Biblioteca atende a pesquisadores internos e externos que necessitem utilizar seu acervo. A Biblioteca não realiza empréstimos para pesquisadores externos; o acervo está disponível apenas para consulta local. O acesso às estantes é restrito aos funcionários. As consultas ao acervo podem ser realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, entre 13h30 e 17h30, mediante agendamento prévio, com informações sobre a pesquisa, pelo e-mail [email protected] e com um mínimo de 48h de antecedência. A pesquisa ao banco de dados é local e realizada por bibliotecárias. Portanto, este procedimento visa a permitir que a Biblioteca verifique se possui acervo pertinente, economizando, assim, o tempo do pesquisador. A reprodução do acervo é orientada pela Instrução Normativa nº 1, de 15 de abril de 2013, do Instituto Brasileiro de Museus. Os pesquisadores devem preencher o formulário de cadastro na Biblioteca ao chegar e devem portar documento de identidade com foto; Bolsas, mochilas etc. devem ser colocados no guarda-volumes; É permitida a consulta de livros com cadernos, lápis e folhas soltas. É vedado o uso de caneta quando do manuseio do acervo da Biblioteca; O pesquisador deverá ocupar mesa específica para uso de acervo; O material solicitado deve ser devolvido ao bibliotecário se o usuário precisar se ausentar por algum tempo do salão de leitura; É proibido comer, beber ou fumar nas dependências da Biblioteca; Não é permitido colocar os cotovelos ou escrever sobre o livro; fechá-lo ou marcar a página com lápis; forçar a parte interna para manter o livro aberto, pois isso contribui para a sua deterioração.